EXCESSO DE PELOS

Mulheres com excesso de pelos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

O hirsutismo é definido como a presença de pêlos terminais (mais grossos e escuros) na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina (como acima do lábio, no queixo, em torno dos mamilos e na parte inferior do abdome). Pode manifestar-se como queixa isolada, ou como parte de um quadro clínico mais amplo, acompanhado de outros sinais de hiperandrogenismo (excesso de hormônio masculino, como acne, seborreia ou alopecia – queda de cabelo), virilização (hipertrofia do clitóris, aumento da massa muscular, modificação do tom de voz), distúrbios menstruais e/ou infertilidade.

O hirsutismo pode ser classificado em três categorias:

a) excesso de hormônios masculinos (androgênios) produzido pelos ovários e/ou adrenais,

b) aumento na sensibilidade cutânea aos hormônios masculinos (androgênios) circulantes,

c) outras situações que envolvam alterações secundárias no transporte e metabolismo dos hormônios masculinos (androgênios)

No primeiro caso, estão agrupados a Síndrome dos ovários policísticos (SOP), a hiperplasia adrenal congênita forma não clássica ou de início tardio, a Síndrome de Cushing (vide alterações de suprarrenal) e os tumores produtores de androgênios (hormônios masculinos) ovarianos ou adrenais. O segundo grupo,corresponde ao hirsutismo dito “idiopático”, caracterizado por hirsutismo isolado, na presença de ciclos menstruais regulares e ovulatórios. No terceiro grupo, outras situações como doenças da tireóide, hiperprolactinemia (aumento do hormônio prolactina), uso de drogas (fenotiazinas, danazol, metirapona,ciclosporina, entre outras), podem levar secundariamente a um quadro de hirsutismo.

Por isso, mulheres com aumento de pelos precisam ser avaliadas por um endocrinologista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s