BEBIDAS

Ingerir líquido é essencial para o bom funcionamento de nosso organismo. A água é o número 1 deles, isso é indiscutível.

O desafio consiste na escolha das demais opções. A vasta oferta que há das mais diversas bebidas industrializadas oferecidas no mercado aliada à praticidade que determinados produtos se propõem levaram as pessoas a se tornarem consumidores ávidos de refrigerantes, de sucos decaixinha, de néctares, do leite e tantas outras propostas que há por ai.

Inclua:
– Água
– Água de coco
– Sucos orgânicos, naturais
– Leite de amêndoas e/ou de coco
– Chás (não de caixinhas)

Exclua
– Refrigerantes
– Sucos de caixinha
– Leite

Estas são excelentes opções para saciar a sede e hidratar o organismo sem se render aos industrializados. O seu organismo agradecerá!

Mas o que pode haver de mal na ingestão destas bebidas que justificam a experiência de excluí-las por um período de no mínimo 30 dias?

Os refrigerantes, seja nas versões normal, Diet, Light ou Zero, além de conterem quantidades absurdas de açúcar tem o pH extremamente ácido, algo em torno de 2,2, e para retornar ao equilíbrio corporal do PH, são necessários 30 copos de água alcalina! Além disso, contem corante, conservante e outros subterfúgios para se tornar palatável e nos “reter” fiel a eles.

Da mesma forma sucos/néctares de caixinha também contém grandes quantidades de açúcar e produtos químicos para realçar sabor, cor e preservar por longos períodos o produto. Os néctares, por exemplo, têm 10% de frutas em sua composição. Já os pós para refrescos têm cerca de 1% ou até menos! Ou seja, a quantidade de fruta é insignificante e o valor nutricional nulo!

Em lugar dos embalados, prefira o suco da fruta coado, feito em casa. Mas entenda: deve se tomar com moderação. Num único copo de suco de laranja, por ex., são 6 laranjas! Isso é um excesso no consumo de frutose. A fruta é uma guloseima, uma sobremesa, preparada pela natureza. Prefira comer em lugar de beber.

Sobre o leite, com a proposta de exclusão, observem como o corpo se comporta no período. Considero esta a bebida (e seus derivados) como uma das mais, digamos, “desafiantes” de suprimir da rotina entre seus adeptos. A ideia e experimentar e observar se há redução desconfortos, tais como sensação de inchaço, flatulência, dores abdominais entre outros.

E não se esqueçam, toda segunda-feira terá um post novo sobre esse assunto!
Beijos e deixem a experiência de vocês aqui!

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s