Chocolate

Hoje é sábado, mas, como falar de saúde e qualidade de vida é um exercício diário, quero compartilhar com vocês alguns pontos sobre o chocolate.

Mas, como “segurar a barra” e não exagerar? Se chocolate é um de seus “pontos fracos”, é preciso ter atenção redobrada para não se render a diversidade de produtos oferecidos e exagerar no consumo. Para muitos é preciso evitar, para não descontrolar.

O chocolate pode ser benéfico para a saúde do organismo, mas apenas se consumido com moderação e em sua forma mais “pura”, ou seja, com percentual de cacau em sua composição igual ou superior a 70%.

O fruto usado como matéria-prima para fazer o chocolate, o cacau, possui substâncias antioxidantes (flavonoides) e estimulantes que podem contribuir com a atividade cerebral, bem como auxiliar no controle do humor.

Agora, a questão é que em grande parte, a maioria dos  chocolates, são industrializados e compostos de uma série de ingredientes que podem ser considerados ‘antinutrientes’, como colorantes, conservantes, além de conter grande quantidade de açúcar refinado, leite (geralmente em pó) entre outros produtos que nada tem a oferecer em termos de qualidade nutricional para o organismo.

Os chocolates conhecidos como “brancos”, embora poucos saibam, tabém não são recomendados. Este tipo de variação do produto sequer contem em sua massa o cacau, mas sim, é feito à base de manteiga de cacau, açúcar e leite, ou seja, não têm antioxidantes e ainda são mais calóricos.

Por tudo isso devemos ter muita cautela para não cairmos na tentação!

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s