Acne e alimentação

A acne é uma dermatose inflamatória e as manifestações desta “doença” aparecem no formato de cravos e espinhas e ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo (associação do pelo, folículo piloso, e da glândula sebácea que é responsável pela produção do sebo). O aparecimento de cravos pretos ou brancos favorece a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas.

‪No processo de prevenção e combate à acne, tenha em mente que a atenção a alimentação é fundamental. É muito comum as pessoas utilizarem medicamentos sem observarem que o que comem tem impacto na saúde da pele.

É preciso tratar sim as causas: “Que seu alimento seja sua medicina” – como bem declarou Hipócrates, o pai da Medicina.

O uso de anticoncepcionais não é indicado, pelos riscos que conversamos ontem aqui. Também não é recomendado lançar mão de fármacos à base de metilformina se não tiver necessidade. Busque mudanças no seu estilo de vida, a começar pelo alimentar, para não depender de terapêuticas medicamentosas.

‪Excluir comidas pró-inflamatórias, tais como açúcar e farinha refinados, leite. Eles tendem a acidificar o sangue, então essa é uma medida importante para a manutenção e restauração da saúde da pele e do organismo.

‪Há estudos que comprovam que a ação de uma substância encontrada em alimentos como leite, denominada “di-hidrotestosterona” (um produto da testosterona) favorece o surgimento de acnes.

‪Portanto, para os indivíduos que sofrem de acne, excluir o leite e seus derivados da sua rotina alimentar pode auxiliar no tratamento. A lista inclui queijo, manteiga, sorvete, ricota e todas as formas de leite e proteína de soro de leite, inclusive os suplementos.

‪Alimentos ricos em glicose, como chocolate, também favorecem as infecções, ou seja, quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne.

‪Procure transformar a saúde do organismo com uma alimentação que seja mais natural possível! Você verá a diferença!

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s