O açúcar que você não vê (ou escondem de você!)

Na natureza não é tão fácil assim encontrar açúcar. Evolutivamente falando, o ser humano consumiu açúcar em forma de mel quando dava sorte de encontrar e não ser perseguido por um urso. Era raro!

Ou então quando encontrava uma fruta no caminho, que naquela época não eram tão grandes e doces como hoje.

Para a maioria das pessoas, exceto as diabéticas, um pouco de açúcar de qualidade na dieta não é assim um grande problema, principalmente se você pratica atividades físicas para ganho de massa muscular.

O que eu quero dizer com açúcar de qualidade? O açúcar refinado não possui nenhum nutriente, é um alimento vazio. Ele funciona assim no seu organismo: você come e engorda. Fim. 🙂

Mas quanto açúcar podemos consumir sem ultrapassar o limite do saudável?

A  American Heart Association recomenda 6 colheres de chá (25 gramas) de açúcar para mulheres e 9 colheres de chá (38 gramas) de açúcar para homens. Para crianças, dependendo da idade e das necessidades calóricas, a recomendação fica em torno de 3 a 6 colheres de chá por dia.

Acrescente todo o açúcar proveniente dos carboidratos refinados que você consome como o pão de cada dia, o arroz, o macarrão, a barrinha de cereal, o suco de frutas natural para acompanhar o almoço, as frutas e os biscoitinhos fit do lanche.

E você pensa que as coisas param por aí? Doce ilusão.

Acrescente ainda, todo o açúcar que “vem de brinde” nos produtos industrializados que você sequer imaginaria ter açúcar como por exemplo molhos de tomate, linguiças ou peito de peru e até mesmo nos produtos light que, sem a boa e velha gordura, ficam sem gosto e então a indústria precisa acrescentar açúcar para dar algum sabor aquele produto.

Para que você tenha uma ideia de como é fácil exceder esse limite, em uma latinha de refrigerante é possível encontrar até 46 gramas de açúcar adicionado e assim, de uma única vez, você estará ingerindo quase o dobro de açúcar do que seria saudável.

Porém, não pense que isso é exclusividade de produtos sabidamente açucarados. Um iogurte pode conter até 29 gramas de açúcar adicionado em uma porção.

Nunca se esqueça de que quase todos os produtos industrializados contém açúcar em suas formulações. Nem sempre, ao ler os rótulos, você encontrará o açúcar pelo seu nome comum, que todo mundo conhece. Por isso, fiz uma lista dos nomes mais usados pela indústria para indicar a presença de açúcar na composição dos seus produtos:

Imagem2Se você cultivar o hábito de ler os rótulos dos alimentos, verá que é possível encontrar produtos que não contém açúcar. Por exemplo, existem molhos de tomate no mercado que contém açúcar mas também existem os que são só tomate e sal.

Crie esse hábito!

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s