INCLUIR OU NÃO NA SUA ROTINA ALIMENTAR?

Para manter a consistência e emagrecer é preciso ter força de vontade, e para ter força de vontade é preciso ter foco para fazer o que é preciso, ou seja, conciliar alimentação de verdade com exercícios físicos até que seus hábitos mudem. Afinal, a motivação para emagrecer ensina você a confiar na força de vontade para atingir o seu objetivo.

Ter um dia de lixo para fugir dessa rotina é recomendado por vários profissionais. Mas, particularmente, acredito que fugir do seu objetivo pode trazer vários prejuízos ao processo como um todo.

1 – Seu corpo não irá se adaptar

Quando você iniciar uma reeducação alimentar é preciso estabelecer horários e limites com os novos hábitos. É importante você acostumar seu corpo a fazer exercícios em determinados horários e se alimentar de maneira correta. Assim, será mais fácil o processo de adaptação.

Contudo, quando você se permite a ter um dia do lixo em sua dieta seu corpo fugirá dessa adaptação que já estava acostumado. Se você continua “jacando”, vai impedir que essa adaptação metabólica complete-se. Se você permite dias de lixo, comendo qualquer alimento que não faça parte da alimentação de verdade, o organismo não irá se adaptar ao processo de emagrecimento.

2 – Causa aumento no consumo de açúcar

Sabemos que o açúcar afeta quase todos os órgãos do corpo. Em 2014, os pesquisadores foram capazes de mostrar cientificamente que a ingestão de muito açúcar poderia aumentar significativamente o risco de morrer de doenças cardiovasculares. Além disso, o açúcar está ligado diretamente às causas de obesidade.

Quando você inicia uma reeducação alimentar, o primeiro passo é evitar o consumo de açúcar ou substituí-lo por outros alimentos, como o xylitol. O problema é que quando você começa a ter dia do lixo em sua dieta, você adiciona açúcar novamente em sua dieta, trazendo todos os seus malefícios para a saúde.

3 – Comer demais

Para manter a disciplina é importante não comer alimentos errados e que não fazem parte da alimentação de verdade. Pois, essas guloseimas fazem com que você coma mais e mais dessas calorias, sem oferecer os nutrientes necessários ao seu organismo.

Um dos grandes problemas do dia do lixo é que ao se permitir comer besteiras, muitas pessoas comem compulsivamente como se não houvesse amanhã. E esse distúrbio além de prejudicar o processo de emagrecimento pode trazer uma série de prejuízos para o corpo e contribuir para o aparecimento de diversas doenças.

4 – Aumenta a falta de consistência

Se você realmente quer uma coisa, você precisa focar nesse objetivo, se não a força de vontade se dissipa para outras coisas. A falta de consistência ocorre, principalmente, pelo fato de desejar perder peso rapidamente e incluir dias de lixo a sua dieta. Pois, se você não consegue se mover e organizar a sua dieta, não conseguirá ver resultados, o que manterá o desânimo.

Quando tiver vontade de ter um dia do lixo, foque no seu objetivo. É preciso focar no resultado. Pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no quanto é “difícil” ficar sem comer as guloseimas preferidas.

5 – Síndrome da culpa

Quando você come demais ou foge da dieta, acende automaticamente a síndrome da culpa. Se culpar demais pode desencadear uma série de fatores negativos, como desânimo e falta de consistência. Causando até a desistência do processo de emagrecimento. Evite os dias de lixo para não se culpar e nem desistir do seu objetivo.

6 – Comida lixo faz mal

É preciso lembrar que comida lixo foi abandonada porque faz mal para a sua saúde e para o processo de emagrecimento. Por isso, consumi-la mesmo que em um único dia, traz de volta todos os prejuízos que você havia abandonado anteriormente.

Esses alimentos não contribuem para o aumento no metabolismo, pelo contrário, deixa o corpo mais preguiçoso. Gorduras trans, óleos de grãos e glúten permanecem no corpo e leva um longo tempo para o organismo se recuperar.

Fuja Do Lixo

A base de sua alimentação de verdade deve vir de alimentos ricos em nutrientes. Para que isso seja possível, evite alimentos embalados e a presença de ingredientes artificiais, toxinas e antinutrientes.

Mantenha o foco. Não deixe que uma viagem ou os dias de folga do trabalho, como os finais de semana, te tirem dos trilhos. Estar longe de sua rotina normal não significa que seus esforços saudáveis precisam ser eliminados.

Tenha em mente quais são os seus objetivos e mantenha-se firme na alimentação de verdade.

Beijos

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s