Alimentação certa para hiper ou hipotireoidismo!

Se você tem distúrbio na tireoide, seja ele hipertireoidismo ou hipotireoidismo, o tratamento deve ser feito com medicamentos e acompanhamento médico, porém, a alimentação é uma aliada indispensável para manter uma vida saudável, principalmente para quem quer manter o peso ou emagrecer, e você deve saber quais alimentos incluir e quais evitar na dieta.

A função da tireoide é produzir e encaminhar os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), regulando assim o metabolismo, que a maneira como o seu corpo usa e armazena energia.

No caso do hipertireoidismo, quando a glândula da tireoide está produzindo hormônios em excesso, o metabolismo está acelerado, fazendo com que a pessoa fique mais agitada e tenha dificuldades para ganhar peso, por exemplo.

Nesse caso, devem ser evitados os alimentos ricos em iodo, cafeína, soja e seus derivados, gorduras saturadas e produtos industrializados. Por outro lado, estão os recomendados: ácidos graxos, ômega 3, cálcio, vitaminas C e D, antioxidantes e vegetais crucíferos (onde se encontram as couves).

Para quem sofre de hipotireoidismo a situação é oposta, há uma queda na produção dos hormônios. A pessoa fica desanimada, sente-se pesada e tem mais facilidade em ganhar peso. O indicado é evitar os chamados bociogênicos, alimentos que interferem na correta absorção do iodo, e que contenham flúor e cloro. O ideal é apostar na alimentação baseada em iodo, fibras, selênio e tirosina.

hipo

Beijos.

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s