Está sempre com vontade de comer doces? A resposta pode estar no seu intestino!

 

O intestino é um órgão muito mais inteligente e ativo na nossa saúde do que imaginamos, por isso é essencial que ele esteja sempre funcional e saudável. Do contrário, em um cenário de desequilíbrio (disbiose), o indivíduo irá se deparar com diversos sintomas: de desconforto físico até o “vício” em açúcar e demais produtos refinados.

A disbiose intestinal altera a proporção entre microorganismos benéficos e patogênicos que protegem a mucosa do intestino, tendo principal fator de influência a nossa alimentação, no caso, os alimentos ricos em carboidratos refinados, como doces e farináceos. Esse crescimento desordenado contribui para a inflamação subclínica do corpo devido à liberação de toxinas pelos microorganismos patogênicos, o que interfere até mesmo no funcionamento dos neurotransmissores – mediadores químicos cerebrais importantíssimos no nosso humor, ansiedade, bem-estar.

Ao desregular o sistema grelina, serotonina e insulina, passamos a apresentar resistência à leptina (dificuldade em se saciar) e hiperestimulação da grelina (fome constante), além de alterações na síntese de serotonina (bem-estar), estimulando o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e carboidratos refinados, afinal, são alimentos que relaxam o cérebro e proporcionam prazer instantâneo (e momentâneo). Com isso, estamos estimulando cada vez mais a insulina e a consequente deposição de gordura corporal.

Então, antes de desanimar porque não consegue ficar sem o docinho depois do almoço, que tal agradar mais o seu intestino cuidando dele com uma alimentação limpa e equilibrada? Com certeza ele irá recompensar muito bem você pelos cuidados.

Beijos

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s