Spirulina traz benefícios para todo o corpo, ajuda a emagrecer e ganhar massa muscular!

A Spirulina é uma cianobactéria – uma bactéria que possui a habilidade de realizar fotossíntese. Seu nome é este pois ela possui a forma de um espiral. Sua cor é verde-azulada e ela é cultivada há milhares de anos pelos Índios, pelos incas, na África e na Europa, mas foi de duas décadas para cá que os seus benefícios começaram a ser estudados.
Em terras brasileiras, a Spirulina é cultivada em tanques e possui um ciclo de cultivo de 8 dias, seguindo, depois desse tempo, para a indústria onde será beneficiada.  Ela é filtrada em uma peneira, depois vai para a secagem em temperatura alta em filtros em bandejas. Em seguida, ela chega na fase de trituração e forma a Spirulina em pó que conhecemos.

Valor Nutricional

A Spirulina é um alimento realmente repleto de nutrientes, tanto que em alguns casos é utilizada contra desnutrição. Uma colher de sopa de pó de Spirulina (aproximadamente 7 gramas) contém:

Calorias: 20

Proteínas: 4g (com todos os aminoácidos essenciais)

Carboidratos: 1,7g

Fibra: 0,3g

Gordura: 1g (ômega 6 e 3)

Cobre: 21% do Valor Diário Recomendado

Ferro: 11% do VDR

Manganês: 7% do VDR

Potássio: 3% do VDR

Magnésio: 3% do VDR

Sódio: 3% do VDR

Também é fonte de riboflavina, tiamina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, Vitaminas K e E.

 Benefícios da Spirulina

1- Ajuda a emagrecer: A deficiência de nutrientes estimula uma maior ingestão de alimentos. Essa é uma tentativa do nosso corpo se abastecer com os nutrientes que estão faltando. Este, basicamente, já é motivo necessário para consumir a Spirulina e evitar o ganho de peso e aquelas “fomes fantasmas”. Os benefícios da Spirulina para quem quer emagrecer também ocorrem devido ao seu grande conteúdo de proteínas, que tem uma digestão lenta, o que faz você se sentir mais saciado, reduzindo o apetite.

2- Saúde ocular: contém compostos que previnem doenças oculares relacionadas à idade, como a degeneração macular e catarata.

3- Ajuda no ganho de massa muscular: a grande quantidade de proteínas faz da Spirulina um aliado daqueles que desejam ganhar massa muscular, pois este é um macronutriente fundamental para a construção e a reparação do tecido muscular. Além disso, a cianobactéria contém compostos antioxidante (fenólicos, tocoferóis, betacaroteno, ficocianina etc), que podem ajudar a conter a fadiga muscular, fazendo com que você consiga se exercitar por mais tempo em maior intensidade.

4- Ajuda no combate ao câncer: por ser uma boa fonte de antioxidantes, consumir a Spirulina traz proteção contra os danos oxidativos no organismo, que podem levar a uma inflamação crônica e com isso ajudar na geração de câncer ou outros tipos de doenças. A ficocianina é o composto responsável pela coloração verde-azulada da bactéria e o seu principal ativo: a molécula apresenta atividade antioxidante e inibe a produção de moléculas envolvidas no processo inflamatório.

5- Protege o fígado: diminui a inflamação no fígado, inibe a peroxidação lipídica e diminui a acumulação de triglicerídeos no fígado.

6- Diabete tipo 2: o alimento também ajuda a reduzir a inflamação sistêmica, o que pode ajudar a reduzir a resistência à insulina.

7- Ajuda a combater doenças cardiovasculares: minimiza as chances de você desenvolver aterosclerose, já que diminui o excesso de colesterol e a pressão alta, que contribuem para doenças cardiovasculares como o infarto e o derrame.

8- Ajuda a combater a anemia: uma pesquisa feita com idosos com histórico de anemia mostrou que a suplementação com Spirulina, além de melhorar a função imunológica, elevou a quantidade de hemoglobina. A anemia por deficiência de ferro é um problema muito comum nas mulheres devido à perda de sangue durante a menstruação. Autores do “Spirulina in Human Nutrition and Health” relataram que a suplementação com Spirulina em mulheres jovens, durante o período de um mês, também aumentou o teor de hemoglobina.

9- Ótimo para a saúde respiratória: ajuda a fornecer um alívio para pessoas que sofrem de doenças respiratórias, como asma e rinite alérgica. Um estudo de 2001 publicado no Jornal de Alimentos Funcionais Nutracêuticos descobriu que apenas 1 grama de Spirulina por dia pode ajudar a melhorar a função pulmonar em pessoas com asma e brônquica.

10- Ajuda a controlar a glicemia: pode diminuir de forma considerável o nível de açúcar no sangue. E, em algumas situações, a cianobactéria foi até mais eficaz do que drogas contra a diabetes (como a metformina).

11- Melhora o sistema imunológico: os benefícios da Spirulina para o fortalecimento do sistema imune vêm se consagrando cada vez mais.

12- Ajuda a combater a Cândida: tem atividade antimicrobiana, especialmente contra a Cândida (um tipo de levedura), estimula o crescimento da flora intestinal, e estas bactérias benéficas para o organismo ajudam a conter o desenvolvimento da população de Cândida. Além do mais, por conta do fortalecimento do sistema imune, a Spirulina também ajuda o corpo a suprimir essa infecção fúngica.

13- Ajuda a aliviar rinite: a rinite alérgica é uma doença alérgica, caraterizada pela inflamação da mucosa nasal. Ela pode ser impulsionada por alérgenos existentes no ambiente, como o pólen, os pelos de animais, etc.

14- Desintoxica o organismo: tem capacidade de ajudar o organismo a se livrar de substâncias potencialmente tóxicas, pois possui uma combinação única de fitonutrientes, como a ficocianina, que podem ajudar a limpar nossos corpos.


15- Saúde Neurológicas: as propriedades antioxidantes presente na Spirulina ajudam a combater o stress oxidativo no cérebro, ajudando na redução dos riscos de doença de Alzheimer, de Parkinson, e outras desordens neurodegenerativas.

Como usar

A Spirulina é vendida em forma de pó, comprimidos ou cápsulas que podem ser ingeridas com um água ou adicionadas aos alimentos. Geralmente, é indicado o consumo de 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, 20 minutos antes das refeições. Pode variar de acordo com o fabricante ou o especialista que indicou o produto.

Efeitos colaterais

Seu consumo pode causar enjoo, diarreia ou vômitos.

 

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s