Como conservar sua insulina 

Embora os fabricantes recomendem armazenar a insulina na geladeira, injetar insulina gelada às vezes pode se tornar mais dolorido. Para evitar isso, você pode armazenar o frasco que você está usando em temperatura ambiente (até 30C º) durante cerca de um mês (30 dias), confira a bula de sua insulina, nela você encontra esta informação.

Não guarde os frascos em um lugar quente como perto do fogão/forno ou dentro do carro ou sob luz solar direta. Além disso, você não deverá mantê-los próximo do congelador de sua geladeira ou em locais onde a insulina possa congelar.

Quando guardamos a insulina na geladeira, devemos evitar guardá-la na porta, pois temos uma variação de temperatura muito grande com o abre e fecha da geladeira. Guarde-a nas prateleiras mais baixas, próximo da gaveta de frutas e verdura, não encoste o frasco na parede do fundo, evitando assim o seu congelamento.

Se você comprar mais de um frasco de cada vez, guarde os que ainda não estiverem em uso na geladeira. Então, quando necessário, retire o frasco da geladeira alguns minutos antes do uso, assim ele estará pronto para sua próxima aplicação. Frascos fechados, que nunca foram usados, possuem condições de uso até a data de validade impressa na embalagem e / ou no próprio frasco.

Não utilize insulina depois de ter sido mantido à temperatura ambiente por mais de um mês (30 dias). Além disso, não use a insulina após a data de validade impressa no frasco já ter ultrapassado.

Examine o frasco de perto para garantir que a insulina pareça normal, antes de cada aplicação. 

A insulina asparte (Novorapid), lispro ( Humalog), regular, glulisina (Apidra), detemir (Levemir), degludeca (Tresiba) ou glargina (Lantus) devem se apresentar clara e transparente.

Verifique se há partículas ou descoloração na insulina NPH, Humulin 70/30, Humalog Mix e NovoMix, estas insulinas são de aspecto leitoso e devem ser homogenizadas antes de cada aplicação.

A insulina não deve estar “congelada” ou ter cristais no interior do frasco, ou mesmo, pequenas partículas ou aglomerados. Se você encontrar qualquer uma destas alterações em sua insulina, NÃO usá-la.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s