Diabetes: O que é?

O Diabetes Mellitus ou simplesmente Diabetes, é uma doença caracterizada pelo elevado nível de glicose no sangue (glicemia), resultado da falta de capacidade do organismo de produzir e / ou utilizar a insulina.

Diabetes Melitus Tipo 1 (DM1)

Geralmente diagnósticado em crianças e jovens adultos, anteriormente era conhecida como diabetes juvenil. Na DM1 o organismo não produz insulina. De 5 a 10% dos portadores são do tipo 1.

A insulina é um hormônio necessário para converter açúcar, amidos e outros alimentos em energia necessária para a vida diária. Com o uso de aplicações diárias de insulina, dieta balanceada e atividade física, até mesmo crianças pequenas com DM1 podem aprender a controlar sua condição para uma vida longa, saudável e feliz.

Sinais e sintomas:

  • Urinar em excesso;
  • sede em excesso;
  • fome extrema
  • perda de peso
  • Extrema fadiga e irritabilidade

Diabetes Melitus Tipo 2 (DM2)

Esta é a forma mais comum de diabetes, cerca de 90% dos portadores são do tipo 2. Existe uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.

No diabetes tipo 2, o organismo não produz insulina suficiente ou as células ignoram a insulina. A insulina é necessária para o corpo ser capaz de usar a glicose produzindo energia. Quando você se alimenta, o corpo quebra todos os açúcares e amidos em glicose, que é o combustível básico para as células do corpo. A insulina leva o açúcar do sangue para as células. Quando a glicose se acumula no sangue em vez de ir para as células, temos a diabetes, que pode levar a sérias complicações.

Você pode prevenir ou retardar o aparecimento da diabetes tipo 2 através de um estilo de vida saudável. Mude sua dieta, aumente o seu nível de atividade física, mantenha um peso saudável … com estas medidas positivas, você pode ficar mais saudável e reduzir o risco de desenvolver diabetes .

Sinais e sintomas:

  • Qualquer um dos sintomas do tipo 1
  • Infecções frequentes
  • Visão turva
  • Cortes / machucados que demoram a cicatrizar
  • Formigueiro ou dormência / nas mãos / pés
  • Recorrente pele, gengiva, ou infecções da bexiga

Diabetes gestacional

As mulheres grávidas que nunca tiveram o diabetes antes, mas que têm açúcar elevado no sangue (glicemia) durante a gravidez são ditas ter o diabetes gestacional. A diabetes gestacional afeta cerca de 4% de todas as mulheres grávidas e geralmente são diagnosticadas em torno da 28ª semana.

O diabetes gestacional não tratado ou mal controlado pode afetar o seu bebê. Quando você tem diabetes gestacional, seu pâncreas trabalha para produzir insulina, mas a insulina não baixa os níveis de glicose no sangue. A insulina não atravessa a placenta, mas a glicose e outros nutrientes, sim. Logo, a glicose extra do sangue da mãe, atravessa a placenta e eleva os níveis de glicose no sangue do bebê, com isso faz com que o pâncreas do bebê fabrique insulina extra para se livrar da glicose no sangue. Como o bebê está ganhando mais energia do que necessita para crescer e se desenvolver, ele armazena esta energia extra na forma de gordura.
Isso pode levar à macrossomia, ou um bebê gordo, normalmente com peso acima de 4 kg. Devido à insulina extra fabricada pelo pâncreas do bebê, recém-nascidos podem ter níveis muito baixos de glicose no sangue ao nascer (Hipoglicemia) e também tem maior risco de ter problemas respiratórios. Bebês com excesso de insulina se tornam crianças que estão em risco de obesidade e adultos que estão em risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Beijos.

Priscilla Arruda

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s