Emagrecer sem Praticar Atividades Físicas: É Possível?

Oi, gente!!! Esse post foi feito especialmente para aqueles que pensam assim: “o que faço para emagrecer sem fazer exercícios, odeio academia, não tenho tempo de malhar, não posso praticar atividade física…”

Como faço para emagrecer sem praticar atividades físicas?

A necessidade de emagrecer tem sido uma das mais urgentes necessidades da população brasileira e mundial.

Os conceitos sobre emagrecer ainda são muito confundidos pelas pessoas em geral.

A perda de peso não quer dizer que ocorreu o emagrecimento e o ganho dele também não quer dizer que a pessoa engordou.

O parâmetro mundial para se avaliar o excesso de peso tem sido o IMC, que seria um parâmetro adotado pela OMS. Porém, sabemos que é um método falho, pois avalia o peso corporal e não o percentual de gordura e de massa magra.

Algumas pessoas tem uma necessidade urgente de perder peso e não querem,  não gostam ou não vão fazer atividades físicas.

Nesses casos o que podemos sugerir é a mudança de alguns hábitos simples para que se perca peso de uma forma menos lesiva para a sua saúde.

 

A princípio algumas mudanças são:

  • Evite os sucos, sopas ou alimentos que não sejam sólidos, pois o alimento sólido tem que passar por um processo de digestão e neste processo existe um gasto calórico para se digerir o alimento.
  • Coloque proteínas em todas as suas refeições, pois esta combinação com os carboidratos reduzem a velocidade de absorção das refeições dando tempo ao seu corpo de usar as calorias absorvidas e não estocar na forma de gordura.
  • Beba água durante todo o seu dia, pois a ingestão de agua pode ajudar na eliminação de excessos e ainda acelera o metabolismo das gorduras, mas de preferência gelada.
  • Coma fibras na sua dieta, a ingestão de fibras também ajuda a eliminar gorduras e ainda ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições.
  • Faça pelo menos 5 refeições por dia pois é uma forma de aumentar a termogênese, fazendo com seu metabolismo aumente.
  • Evite o consumo de embutidos e enlatados, pois os mesmos podem conter muito sódio e te fazer reter líquidos no seu organismo.
  • Coma verduras e legumes crus, pois eles ainda estão próximos do seu estado natural e com os nutrientes mais preservados. Mas cuidado com o excesso, pois alguns como o espinafre e a couve se ingeridos em grande quantidade pode causar problemas.
  • Procure fontes de gorduras do bem como as das castanhas do azeite e dos peixes.
  • Regule seu sono, pois durante o sono é que produzimos o GH que é um hormônio que participa de vários processos metabólicos como a produção do hormônio da saciedade.
  • Tenha uma boa relação com a comida e com seu corpo, não tente ser a artista famosa ou o artista famoso, tenha você como parâmetro, a saúde mental muitas vezes é que limita a saúde do corpo, conclui Wanderson Pedras.

O bom mesmo seria unir todas essas dicas com a prática de uma atividade física, mas claro que existem aqueles em que realmente não podem por situações patológicas. Tente ao menos fazer uma caminhada.

Beijos.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s