Dia Mundial da Osteoporose

No dia 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose. Esta é uma data com o intuito de chamar a atenção sobre a doença, que só no Brasil atinge cerca de dez milhões de pessoas segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a osteoporose como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por diminuição lenta e progressiva da massa óssea e deterioração microestrutural do tecido ósseo, ou seja, pode comprometer diversos ossos do corpo tornando-os porosos, com consequente aumento da fragilidade óssea e mais propenso a fraturas mesmo nos mínimos esforços.

Os idosos são os mais acometidos com a doença, principalmente as mulheres pós-menopausa, tem a característica de ser uma doença silenciosa, comprometendo o diagnóstico.

As primeiras manifestações surgem quando existe perda de 30 a 40 % da massa óssea, com os sintomas de dores crônicas, deformidades, dificuldade de locomoção e das atividades da vida diária e as fraturas.

As origens da osteoporose são desconhecidas, há evidências de que a perda óssea resulte do desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea devido a influência de possíveis fatores de risco, como, idade avançada, histórico familiar, raciais, imobilização, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

Outro dado da IOF revela que a cada três indivíduos com fratura no quadril, um sofre de osteoporose, e os locais mais comuns são coluna, punho, braço e quadril e a maior causa são as quedas.

A prevenção ainda é o melhor caminho. Praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação, largar os vícios, fazer exames periódicos a fim de detectar alguma deficiência. E importante que todos os profissionais trabalhem juntos realizando uma boa avaliação do paciente visando à qualidade de vida e elaborando um tratamento com base nas necessidades do indivíduo.

Beijos.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s