Combata a Anemia com Uma Boa Alimentação.

A anemia é caracterizada por uma baixa disponibilidade de hemoglobina no organismo que é devido a carência no consumo de alguns alimentos contendo ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A anemia ferropriva, causada por deficiência de ferro, é muito mais comum que as demais, pois 90% das anemias são associadas à deficiência na ingestão de ferro.

Existem ainda a anemia falciforme; perniciosa; megaloblástica; aplástica; hemolítica e de fanconi e cada uma delas possui uma causa diferente. Conhecer a causa é muito importante para se fazer o tratamento.
A anemia é muito comum em gestantes, que geralmente podem adquirir a anemia devido às baixas reservas de ferro pré-concepcionais e a elevada necessidade do mineral em função da formação dos tecidos maternos e fetais.

anemia. sickle cell and normal red blood cellApesar de ser mais comum em gestantes, nutrizes e mulheres adolescentes em estado de maturação hormonal ou com ciclos menstruais muito intensos, o jovem adolescente ou o idoso pode também ser acometido dessa doença.

Os principais sintomas vão desde a perda de apetite,palidez da pele e dos olhos, sonolência, apatia e retardo no crescimento tanto do feto quanto do jovem.

O diagnóstico é feito através do exame hematológico após uma suspeita após um exame clínico.
O tratamento é feito de forma geral com a introdução de alguns alimentos ricos em ferro e a mudança da combinação com outros alimentos.
A introdução de alimentos de origem animal é uma das formas de se tratar, pois as carnes vermelhas, fígado de boi fornecem o chamado ferro M, que tem uma melhor biodisponibilidade, além da introdução de alguns tipos de peixes, mariscos  e aves.
Temos ainda os alimentos de origem vegetal, que tem como fonte de ferro os folhosos verde-escuros,como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, o caldo de cana e a rapadura, e o açúcar mascavo.Já existem no mercado pães enriquecidos com ferro, e as farinhas em seu estado integral ainda possuem uma grande quantidade de ferro.
É preciso ter cuidado com a ingestão de leite pois ele pode dificultar a absorção do ferro, mas já existe no mercado tais produtos enriquecidos com ferro e vitaminas para diminuir esta possibilidade.
Reduzir a ingestão de bebidas alcólicas e de chás ou café também se fazem necessário pois eles também interferem na absorção do ferro.
O aumento na ingestão de vitamina C também é uma das estratégias usadas pois a vitamina a vitamina C potencializa absorção do ferro pelo organismo.
Algumas estratégias muito antigas também são usadas, como por exemplo,  cozinhar os alimentos em panelas de ferro. Essa talvez seja uma opção de fácil acesso para alguns e pode ser utilizada sem prejuízo pra sua saúde.
Beijos.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s