Esclareça suas Dúvidas sobre as Calorias!

As calorias são muitas vezes o assunto das conversas, seja no escritório, em casa ou nos momentos de lazer. Muitos sentem um verdadeiro calafrio ao escutar a pergunta: “Quantas calorias tem?”… Mas afinal, qual é a origem das calorias?

Caloria é a unidade de energia

Todos os alimentos fornecem energia, que é fundamental para o desempenho das atividades físicas e para o metabolismo. A unidade padrão de medida utilizada para determinar energia é a caloria; esta equivale à quantidade de energia térmica necessária para elevar a temperatura de 1 ml de água, numa temperatura padrão inicial, de 1º C. Em termos práticos, caloria é a energia originada do alimento, que é utilizada em diversas funções do organismo como caminhar, correr, pensar e manter os órgãos funcionando; enfim, para continuarmos vivos.

Quando se trata de metabolismo de alimentos, a quantidade de energia envolvida é bastante elevada, sendo necessária a utilização da quilocaloria, equivalente a 1000 calorias. Você deve estar se perguntando, então, porque todos mencionam que um alimento tem “tantas calorias” e não “tantas quilocalorias”, não é? A resposta é simples: praticidade e convenção popular. Dessa maneira, você não deve considerar errada a denominação “caloria” no seu dia-a-dia.

Qual a origem das calorias?

Todos os macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína) podem estar presentes em um determinado alimento, mas suas quantidades variam, costuma-se classificar o alimento como sendo do grupo do macronutriente de maior quantidade. Para exemplificar, a batata é considerada como um alimento fonte de carboidrato, porque este é o macronutriente mais encontrado em sua composição: cada 100 g de batata cozida contêm 20 g de carboidrato, 1,9 g de proteína e 0,1 g de gordura.

Como ocorre a eliminação de peso?

Planos alimentares que visam a eliminação de peso após um período determinado são elaborados através de um déficit de calorias em relação à necessidade energética do indivíduo. Assim, para conseguir eliminar peso, a pessoa terá que consumir um valor menor de calorias em relação a sua necessidade. O cálculo da necessidade de energia a ser consumida diariamente, é feito de acordo com as características do indivíduo; assim, é fundamental que se saiba idade, sexo, peso, estatura e nível de atividade física.

“…mas, quantas calorias tem?…”

A partir de agora, antes de questionar quantas calorias há em um alimento, lembre-se de que os macronutrientes têm funções específicas no organismo e são essenciais para que você continue esbanjando saúde! Leia mais Quais macronutrientes e substâncias dos alimentos são fornecedoras de energia? Entenda como são calculados os valores calóricos dos alimentos.

Cálculo do valor calórico dos alimentos

Para chegar ao valor calórico total do alimento, deve-se calcular quanto cada macronutriente (carboidrato, gordura e proteína) fornece de energia. Assim, multiplica-se a quantidade do macronutriente contida em 100 g do alimento pelo valor energético que ele fornece (por grama).

Dessa maneira, deve-se considerar:

  • Carboidrato: 4Kcal/g
  • Gordura: 9Kcal/g
  • Proteína: 4Kcal/g

Observação: Elimine portanto, as calorias vazias que não trazem benefícios para o seu organismo e só fazem engordar.

Curiosidades a respeito da queima de calorias:

  • Dormindo 8 horas por noite – queima 480 calorias.
  • Pegar meia hora de trânsito – queima 54 calorias.
  • Meia hora num Shopping Center  –  queima 120 calorias.
  • Oito horas de trabalho  –  queima 900 calorias .
  • Mastigar a comida no almoço  –  84 calorias.
  • Bater papo por uma hora e meia durante o dia – queima 180 calorias.

Pode parecer brincadeira,mas tudo isto serve para lembrar que sem exagerar na alimentação, seu organismo não guarda calorias nos pneus da cintura. Pense nisto e dê uma ajuda fazendo exercícios.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s