Celulite: tudo o que você precisa saber!

Oi, gente!!! Todo mundo já ouviu, pelo menos uma vez na vida, o tal discurso de que toda mulher normal tem celulite. Ok, mas nós não gostamos dela, não é verdade?! Ela é uma verdadeira pedra no nosso sapato, calo nos nossos pés, ou melhor, buraquinhos nas nossas coxas, bumbuns, pernas… Aff…!

Por isso, no post de hoje trouxe algumas dicas que podem nos ajudar a ter uma pele mais lisinha!!!

Celulite é um nome bem conhecido no mundo feminino, claro que todo mundo já ouviu falar do que se trata, mas não sabemos como se trata. A verdade é que dificilmente uma mulher não tem celulite, até as magrinhas tem.

A celulite é um acumulo de gordura e tecido fibroso (endurecido), que causa irregularidades por baixo da pele de algumas regiões do nosso corpo, vemos mais em mulheres devido fatores hormonais, e muitas vezes ela está acompanhada de dor a palpação, má circulação local e flacidez.

Cellulite - bad skin condition

 

Ela é dividida em graus, que vão do menos acometido para o mais afetado:

  • Grau 1: quase não aparece, somente quando comprimimos o local;
  • Grau 2: aparência já modifica, aparecem ondulações na pele mesmo sem apertar a região, formato de “casca de laranja”;
  • Grau 3: aparecem as ondulações com dor local, apresenta nódulos que possuem consistência endurecida e aumento de dor no local, com uma compressão leve;
  • Grau 4: O tecido fica endurecido, há um comprometimento sério com diminuição da circulação local, a dor é constante e existem fibroses.

Os locais do corpo mais comuns, que também são os lugares onde nota-se um maior acúmulo de gordura: glúteos e culote, coxas, abdômen, joelhos e braços

 O que é mito e o que é verdade sobre a celulite???

 MITO

  1. É coisa de mulher? Não, a celulite pode sim acometer homens, porém acomete mais as mulheres.
  2. Creme funciona? Não, os cremes ajudam a nutrir a pele, hidratando-a e melhorando seu aspecto, porém não agem nas camadas mais profundas onde a celulite está afetando.
  3. Esfoliação tira celulite? Não, a esfoliação vai melhorar a circulação superficial da pele, melhora o aspecto local e renova as celulas, mas não trata a celulite.
  4. Somente obesos possuem celulite? Não, a celulite pode sim aparecer em pessoas mais magras, como fatores anatômicos e hereditários estão envolvidos os indivíduos de sobrepeso apresentam mais facilidade, porém ela aparece em qualquer pessoa.

 VERDADE

  1. Roupa apertada dá celulite? Sim, as roupas apertadas podem comprometer a circulação local, diminuindo o retorno venoso e linfático e estes podem sim piorar ou formar um acúmulo de gorduras e líquidos, podendo piorar uma celulite já existente.
  2. Gravidez aumenta celulite? Sim, durante o período da gestação temos influencias hormonais e o próprio peso da barriga por compressão mecânica pode diminuir o retorno venoso e linfático, também favorecendo o aparecimento de celulite principalmente em membros inferiores.
  3. Stress dá celulite? Este é um tema delicado, pois existem estudos que dizem sim que pessoas com níveis altos de stress acumulam gorduras mais facilmente em alguns locais, e daí sim pode ser um fator de surgimento de celulite.
  4. Fumar, usar anticoncepcionais e alimentar-se mal dá celulite??? SIM!!! Um dos principais fatores da celulite é a má alimentação, alimentos ricos em sal, gorduras e excesso de açucares são inimigos da boa forma em geral, e causadores de celulite. O fumo e o anticoncepcional também são importantes na formação da celulite, eles atuam na microcirculação, muitas vezes fragilizam vasos sanguíneos, acumulam líquidos e toxinas também fazendo a formação da celulite.
  5. Tratamentos estéticos funcionam? Sim, alguns aparelhos de fisioterapia e estética melhoram muito a celulite quando agem na quebra da fibrose formada e melhoram a circulação do local afetado. Outro tratamento que melhora muito é a massagem modeladora e a drenagem linfática.
  6. Lipoaspiração melhora? Sim, a lipo melhora a celulite, porém já existem estudos que a gordura volta a se acumular no local mesmo após tratamento cirúrgico.
  7. Exercícios melhoram? Sim, exercícios físicos são fundamentais para tratar a celulite, queimar a gordura local e melhorar a circulação, é indicado para prevenir o surgimento de celulite e melhorar o aspecto de graus leves e mesmo em pós cirúrgicos está indicado pois necessita-se de uma manutenção.

Beijos.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s