JEJUM INTERMITENTE NA MUSCULAÇÃO

 

Como eu sei que esse vai ser um assunto que vão me perguntar muito, resolve escrever um pouco!

01. Frequência de refeições

A ideia de que você tem que comer a cada 3 horas para obter massa muscular decorre do conceito do efeito térmico dos alimentos. Este conceito refere-se à quantidade de calorias que seu corpo queima, quando você se alimenta. Segundo Lyle McDonald, quanto mais refeições regulares você ingerir, maior será o efeito térmico e mais regular, este por sua vez, também aumenta de acordo com o seu consumo de calorias. Então, se você ingere 2500 calorias por dia, a quantidade de calorias queimadas através do efeito térmico seria o mesmo ingerido em duas refeições ou seis.

Durante o jejum intermitente, o indivíduo se abstém totalmente do alimento por um período de tempo predeterminado. A ideia é esgotar seu glicogênio e glicose no sangue para forçar o seu corpo a queimar gordura.

02. Divisão de nutrientes

Divisão de nutrientes é o que acontece com calorias e macronutrientes de um alimento, uma vez ingerido – eles poderão ser armazenados sob a forma de gordura, utilizada para produzir energia ou excretada pelo organismo.

Depois de um treino, seu corpo está em um estado de “falta” de nutrientes ideal, o que significa que ele é capaz de usar mais de seu alimento para repor energia perdida, e na construção de novo tecido muscular.

Ao treinar em jejum, isso pode ser ainda mais ampliado, levando a ter um maior de ganho de massa muscular e menor ganho de gordura, claro que quando consumido a refeição pós-treino.

A curto prazo jejum intermitente pode também aumentar os seus níveis de hormônio do crescimento.

03. Controle de Calorias

Quando se faz uma dieta de baixas calorias, é de fundamental importância entender sobre déficit calórico. Em outras palavras, você está queimando mais calorias do que consumindo. Para emagrecer, significa que você precisa ser extremamente rigoroso com suas escolhas alimentares, para não passar da ingestão calórica planejada.

Seguindo um planejamento de jejum intermitente, você pode comer todos os seus alimentos dentro de algumas horas a cada dia, além de controlar de maneira mais fácil as calorias ingeridas, e também realizar mais de escolhas alimentares, o que contribui para uma experiência agradável com a dieta.

04. Conveniência

Preparar e cozinhar diversas refeições todos os dias, e ter recipientes cheios de comida com você em todos os lugares pode se tornar bastante chato para algumas pessoas, e vai impactar no seu tempo livre. Jejum intermitente permite que você seja muito mais flexível com os horários de refeição, e você só tem que se alimentar poucas vezes por dia, o que pode ser muito mais fácil, especialmente se você tem uma árdua rotina diária.

05. Como planejar jejum intermitente

A melhor maneira de começar o jejum intermitente é seguir algumas orientações de um bom nutricionista esportivo ou nutrólogo, para você ser orientata sobre as diversas abordagens existentes sobre o jejum intermitente. Seja qual for o plano que você queira optar por seguir, você precisa consultar um especialista na área para adequar as quantidades de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, e a quantidade de refeições para sua rotina diária. Como também regularmente avaliar o seu progresso para certificar se o caminho está correto para alcançar seus objetivos.

06. Cuidados

Se você sofre de hipoglicemia ou é diabético, o jejum intermitente pode representar riscos de saúde para você. Antes de combinar o jejum e o exercício físico, precisa prestar atenção às respostas do seu corpo, tenha cuidado como a pratica o jejum em dias de treino.

Beijos.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s