Jejum Intermitente para Mulheres: Como Evitar Problemas?

Hoje quero falar sobre como as mulheres podem fazer jejum intermitente sem causar problemas. Agora que jejuar está na moda, muitas mulheres querem emagrecer de forma agressiva seguindo as informações que ouviram em programas ou revistas.

A atriz Deborah Secco falou do seu jejum de 23 horas e a moda pegou. Ela teve bons resultados com o jejum e uma dieta paleo de carboidratos moderados. Este tipo dieta não serve para todas as mulheres, especialmente quando não é feita da forma correta. O sintoma mais comum da aplicação errada desta técnica é a desregulação ou falta de menstruação. Este é um problema grave e deve ser evitado.

Um ciclo menstrual desregulado está relacionado com um estresse demasiado agressivo no organismo.

Hoje vamos falar como evitar este problema e ter todos os benefícios do jejum.

O jejum é uma ótima forma de facilitar o processo de emagrecimento. Uma mulher habituada a tomar o café da manhã precisa de ter cuidado com as porções das outras refeições para manter um défice calórico e emagrecer. O jejum permite comer refeições de tamanho normal.

O  que noto é que estes problemas aparecem quando nós mulheres queremos fazer tudo ao mesmo tempo.  O organismo fica sobrecarregado e não tem capacidade de recuperação.

Estas são as causas dos problemas:

  • Déficit calórico extremo. Fazer jejum durante 16 ou 18 horas em conjunto com um déficit calórico extremo sobrecarrega o organismo.
  • Restrição grande de carboidratos e gorduras. Isso vai ter um efeito negativo na recuperação dos treinos e nos hormônios.
  • Exercício físico em excesso. Muito cardio e  treinos intensos durante um déficit calórico é o que causa estes problemas.

Como Emagrecer com o Jejum

Aqui estão as dicas mais importante para aplicar corretamente a técnica do jejum:

  • Dieta com um restrição  calórica moderada.
  • Alimentação saudável com macronutrientes equilibrados. Os carboidratos  não são o inimigo. Uma dieta low carb pode ter até 100 gramas de carboidratos por dia!
  • Evite treinos e cardio em excesso. Não há necessidade de fazer cardio ou treinos todos os dias. Dois ou três treinos semanais bem feitos são o suficiente.
  • Tome um café turbinado. Um café com manteiga e óleo MCT permite simular o jejum. Não consumir carboidratos ou proteínas evita a produção de insulina e mantém o organismo em modo de queima de gordura. Alternar o jejum com o café turbinado é uma boa estratégia.

Uma mulher que segue estes princípios não vai ter problemas com o jejum intermitente.

Perder Gordura com o Cardápio Low Carb

Tudo isto dá para resumir em uma regra: escute o seu corpo e não o leve ao extremo de forma crônica. Há dias para fazer jejum, dias para tomar um café da manhã ou um café turbinado… Não é necessário fazer tudo todos os dias e não estresse o assunto!

Aprenda a integrar o jejum na sua rotina de uma forma fácil. Não complique a sua vida para ficar 16 horas sem comer. Com um café da manhã com 2 ovos você vai continuar a emagrecer. O objetivo deve ser simplificar a vida, não complicar!

Beijos.

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s