Se pesar todo dia? Qual a frequência ideal?

Ao senso comum, pesar-se é o ponto de partida de dietas e de diversos sentimentos e pensamentos, como tristeza, depressão , orgulhoso e felicidade, conformidade etc.
Algumas pessoas se pesam todas as vezes que passam ou entram em uma farmácia que possui uma balança; algumas pessoas se pesam regularmente; outras esporadicamente. Algumas destas pessoas escondem o resultado para que apenas elas mesmas vejam, e outras não ligam.

Por fim, pesar-se na balança acaba sendo um ponto de discussão, para aqueles que fazem e para aqueles que não fazem dietas. Sendo assim, vamos nos informar um pouco mais quanto à frequência ideal e alguns outros pensamentos em relação a se pesar na balança.

Se pesar todo dia ou não? Qual a frequência ideal?

Antes de mais nada, deixe-me contar uma história:

Eu nunca tive uma balança em casa, e também, nunca pensei em sair de casa todos os dias e me dirigir a uma farmácia apenas para pesar-me.

 

Como eu estava começando uma dieta mais rigorosa, resolvi comprar uma, e portanto, estava como todos, ansiosa com meus resultados. Hoje, subo e desço da balança todo dia: e é assustador! Um dia eu emagreço, no outro engordo. Quem nunca???

Se você possui uma balança em sua casa ou já se acostumou ir diariamente ou vários dias na semana se pesar, provavelmente já sentiu na pele minha frustração: o sobe e desce de peso apresentado pela balança pode nos afastar (e não duvido, pode nos aproximar) de dietas e esforços para emagrecer.

O que acontece é um tanto simples: sofremos uma série de alterações de todos os tipos em nosso corpo todos dias. Assim como emagrecemos aos olhos da balança saindo de uma sauna (devido a desidratação que a sauna causa), a balança apresentará um peso maior após comermos quando comparado com quando estamos em jejum. Fica ainda mais fácil visualizar esse sobe e desce de peso quando vemos o peso perdido por causa da sauna voltar assim que nos hidratamos novamente. Mágica? Não mesmo!

Um estudo publicado pela Annals of Behavioral Medicine (Linde et. al.) feito com mais de 3 mil adultos descobriu que “pesar-se diariamente é valioso aos indivíduos tentando perder e evitando ganhar peso […]” a partir da relação que acharam entre maior freqüência de pesar-se e maior emagrecimento (e menor ganho de peso por parte daqueles que objetivaram a manutenção do peso) em um período de 24 meses.

Enquanto esse estudo mostra-se conclusivo na questão de que se pesar com freqüência é importante para ambos objetivos de perder peso ou evitar seu ganho, mostra-se inconclusivo quanto a freqüência ideal (apesar de recomendar uma freqüência diária): “estudos experimentais sobre efeitos da freqüência de se pesar […] devem ser feitos”.

Essa é uma pesquisa relevante pois, mostra com bases científicas que se pesar com freqüência melhorará ainda mais o desempenho de sua dieta. Mas não dá suporte científico algum para recomendar uma frequência diária.

Ao meu ver (e na minha experiência), pesar-se diariamente leva a uma frustração em alguns casos e a um maior estímulo em outros.

Minha recomendação, e a solução que achei, é pesar-se de forma regular. Tendo em vista que somos diferentes pessoas, sugiro que você faça seus testes e ache o que é regular para você. Para mim são todos os dias. Sempre no mesmo horário, sendo o ideal assim que você acordar e depois que fizer o primeiro xixi do dia (evitando ao máximo a alteração de peso por questões biológicas), na mesma balança (balanças diferentes acabam mostrando pesos diferentes), de tal modo que você terá uma evidência mais realista de seu avanço conforme as semanas passam.

O importante é conhecermos as variações do nosso peso e usar os números na balança apenas para termos um rumo e uma direção.

Lembre-se que nosso peso é uma variação da nossa composição corporal! Se você está buscando emagrecimento, além de se pesar, tem que fazer uma avaliação da composição corporal, pois muitas vezes substituímos gordura por músculos e na balança os números continuam iguais!!

 

Beijos.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s