Leite: Vilão ou Mocinho?

As indústrias de laticínios gastaram rios de dinheiro para convencer o público em geral que o leite é necessário por razões de saúde, mas o que não nos disseram é que para os adultos o consumo de leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidades, diabetes, cancro de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins, diabetes tipo 1 em crianças predispostas.

Cerca de 70% de adultos têm algum sintoma de intolerância após consumir leite de vaca ou derivados. Em países como o Japão e alguns do continente africano, todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância. Essa “doença” ocorre porque as pessoas nascem sem uma enzima (lactase) que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixam de produzi-la ao longo da vida, seja por envelhecimento ou por lesões no intestino.

A gravidade dos sinais depende da quantidade do alimento ingerido e de quanta lactose cada pessoa é capaz de suportar, ou seja, elas podem aparecer logo após a ingestão do leite ou depois de horas. Mas os sintomas típicos ficam entre dores abdominais, sensação de inchaço no corpo, flatulência, diarreia, e vômitos.

Mas atenção! Alguns sintomas podem não estar relacionados à intolerância a lactose. Alergia à caseína, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, doença de Crohn, colite ulcerativa, alergias alimentares diversas e endometriose estão entre às disfunções que apresentam um quadro de sintomas similar ao da intolerância à lactose.

Na realidade o leite é muito mais do que uma  bebida , é um fenómeno cultural e industrial passível de ser analisado ao longo da história das civilizações.


O mito do leite espalhou-se pelo mundo baseado na crença de que é rico em proteínas e cálcio e essencial para a  saúde , especialmente dos ossos.

O corpo humano é incapaz de absorver o cálcio do leite da vaca, pois ele também eleva o ácido do Ph. Isso implica na proteção do próprio corpo, que usa o cálcio que já temos para combater o ácido altíssimo do leite. O leite maximiza a acidez do Ph do corpo humano, que por sua vez desencadeia uma correção biológica natural. Resultado: já que o maior armazém de cálcio do corpo é o esqueleto, adivinha quem supre as carências de cálcio geradas pelo consumo de leite? Sim, o cálcio de nossos ossos! Uma vez expelido dos ossos para equilibrar o pH, o cálcio é expulso pela urina, causando um efeito surpreendentemente contrário ao que é vendido pelas indústrias leiteiras!

Ou seja, perdemos cálcio e não o ganhamos e o leite causa mais prejuízo do que benefício à saúde.

Esse alimento contém proteínas muito alergênicas, que são difíceis de serem digeridas e que provocam uma alergia denominada tardia, devido ao aparecimento dos sintomas após 3 dias à ingestão do leite e/ou derivados. Essa reação alérgica causa uma inflamação no nosso organism, provocando doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e outras que têm caráter inflamatório. Quanto mais você ingere o leite e derivados, mais as chances de contrair um desses males aumentam!

O leite está muito longe de ser saudável. As vacas leiteiras recebem diariamente hormônios de crescimento e de simulação de gravidez para aumentar a produção de leite, bem como antibióticos para diminuir infecções provocadas pelos mais variados mecanismos e químicos a que estão expostas. Nada pior do que contaminar o próprio leite com esses materiais!

Se você é do tipo que acredita que é o que come, pense no que está consumindo! Mas claro, consulte sempre o seu nutricionista e médico para que sua dieta não saia prejudicada!

Portanto, aqui vão duas valiosas dicas: se você suspeita de intolerância ao leite, deixe de consumi-lo por uma semana, bem como seus derivados. Se os desconfortos desaparecerem, o motivo foi descoberto! Todavia é bom passar por uma consulta médica e entender com mais precisão o que acontece com o seu corpo, pois como já disse antes, podem ser inúmeras razões relacionadas à rejeição da lactose pelo seu organismo.

 

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s