A INCRÍVEL VERDADE SOBRE ELES

FotorCreated12

Tidos por muitos como os grandes salvadores do projeto verão, os termogênicos vem sendo amplamente utilizados por diversas pessoas que buscam emagrecer e eliminar gordura.

Eles são vendidos em lojas de suplementos em geral e seu efeito pode variar de acordo com uma série de situações.

Para entendermos a ação dos termogênicos, precisamos saber que existem três fatores que atuam diretamente sobre o gasto calórico de uma pessoa:

  • Metabolismo basal;
  • Atividades físicas;
  • Termogênese oriunda da alimentação;

Este último item é que comporta os termogênicos como suplementos que atuam diretamente no gasto calórico de qualquer pessoa. Por isso, quando utilizados da maneira correta, eles ajudam a eliminar gordura e no emagrecimento.

COMO FUNCIONAM OS TERMOGÊNICOS E QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS?

Os termogênicos são suplementos alimentares compostos em grande parte de cafeína e outras substancias estimulantes.

Sua ação é a nível celular e ao contrário do que pensam alguns, não é o “calor” que ele causa que vai ajudar na queima calórica.

Os termogênicos com ação efetiva, atuam aumentando a atividade celular, causando o que chamamos de desacoplamento mitocondrial. Desta maneira, eles estimulam a atividade celular e por isso, fazem com que a pessoa fique muito mais “acessa”.

Portanto, o primeiro ponto a ser considerado nos termogênicos é que eles atuam em níveis celulares e não é o “calor” que eles produzem no corpo que vai tornar o gasto calórico mais elevado.

Como eles causam este desacoplamento mitocondrial, quando ingeridos em excesso ou por um tempo muito prolongado, causa estresse, aumenta o cortisol e pode gerar fadiga suprarrenal se usado com frequência, além de poder acarretar no vício do suplemento e até na morte.

Além disso, não existem ainda evidencias sobre a segurança da utilização continua de termogênicos, o que faz com que seja indicado o uso em ciclos destes.

Isso por que já foram registradas diversas mortes pelo uso exagerado deste suplemento.

MELHORES MARCAS DE TERMOGÊNICOS DO MERCADO

Falar em melhores marcas, por vezes, pode ser complicado, pois cada pessoa reage de uma maneira específica para a utilização de termogênicos.

Além disso, eu, no meu consultório e com meus pacientes não indico o uso desses produtos. Gosto de individualizar os tratamentos e principalmente, manipular os termogêncios, porém, algumas marcas são muito interessantes e tem produzido bons resultados, quando bem empregados:

melhores-marcas-de-termogenicos-nacionais-importados

  • Oxyelite pró (versões nacionais e importadas);
  • Lipo 6 (importado);
  • Therma pró (nacional);
  • Oxylin (importado);
  • Super HD Cellucor (nacional);
  • Epiburn (importado);
  • Sineflex (nacional);
  • Therma Pro (nacional);
  • Thermogenic Pro (nacional);

Existem uma infinidade de opções no mercado, mas estes citados acima são alguns dos mais conhecidos e que tem bons resultados, quando usados da maneira correta.

Depende muito de objetivo, orçamento e reações, as questões ligadas a escolha do melhor termogênico.

Além disso, a maneira como você toma o termogênico também é fundamental para o resultado e cada uma das marcas citadas acima, tem indicações de quantidades diferentes.

Por isso, veja o que avaliar para definir o horário de tomar o termogênico.

COMO TOMAR O TERMOGÊNICO?

Cada fabricante tem diferentes indicações sobre as quantidades a serem ingeridas. Além disso, como cada cápsula contém valores diferentes de composição de cada nutriente, é preciso uma abordagem mais específica para isso.

Já no que se refere ao horário, é muito importante não tomar o termogênico algumas horas antes de dormir, pois ele pode afetar negativamente seu sono.

O mais indicado é ingerir ele pela manhã, ou duas horas antes de seu treino (dependendo de qual hora você treinar).

VALE A PENA TOMAR TERMOGÊNICOS?

Bom, falar se vale a pena ou não tomar termogênicos é um assunto bastante complexo, pois estamos falando de individualidade biológica.

No geral, quando a dieta e o treino seguem uma linha e um planejamento bem traçado, vale sim a pena tomar termogênicos.

Achar que tomando termogênicos todos os dias, você vai poder sentar no sofá para assistir TV e comer bobagem e ainda emagrecer, é besteira.

O termogênico, quando aplicado junto com um contexto de treino e de dieta, é muito eficiente. Porém, quando usado sozinho, sem uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, de nada vai adiantar.

Além disso, ele ajuda a aumentar a termogênese, mas nada é mais termogênico do que a atividade física. Além disso, os termogênicos não atuam no metabolismo basal, diferentemente da atividade física.

Sabendo disso, os termogênicos são indicados para quem busca:

  • Emagrecer;
  • Perder barriga;
  • Melhorar a definição muscular;
  • E muitos outros objetivos.

O termogênico não é indicado para todos, e isso tenho que deixar bem claro, porque sempre tem alguém que usa tarja preta, remédios para o coração e inicia atividades físicas usando esses produtos, que só agravam a situação. Então cuidado!

Mesmo que você não saiba ou não teha ciência de algum problema na sua saúde, procure um professional pra te orientar e te recomendar! Não faça as coisas só, por mais simples que elas possam parecer!

Não acredite em fórmulas fáceis e seguras, pois para atingir seus resultados você precisará se dedicar e manter a dieta e o treinamento. Caso contrário, não existe suplemento ou alimento que empregado sozinho, te trará resultados de fato eficaz.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s