Tudo lento demais!

Embora o sexo feminino seja o grupo de maior incidência de casos da doença, isso não impede que homens também a manifestem, nem mulheres de outras idades!
 
O hipotireoidismo é causado pela falta de produção dos hormônios T3 e T4. Nada mais é do que “a hipoatividade” da tireoide, ou seja, ela “funciona” abaixo de sua capacidade, produzindo menos hormônios do que o organismo necessita.
 
Entre os principais sintomas estão fadiga, o ganho de peso, queda de cabelo, aumento do colesterol no sangue, pele seca, sonolência excessiva, dores musculares, menstruação irregular, desaceleração dos batimentos cardíacos, depressão e intestino preso. 
 
Aliás, a disbiose – desequilíbrio da flora intestinal – é frequente em casos de hipotireoidismo. Sendo assim, a melhor forma de combater essa doença e claro, preveni-la, é uma alimentação correta.
 
Como se trata de uma doença autoimune, ela é também decorrente de fatores genéticos, portanto, se há histórico familiar de casos da doença, atenção com a dieta. 
 
A pré-disposição ao hipotireoidismo pode ser diagnosticada no teste do pezinho, realizado logo após o nascimento. É sempre recomendável realizar o autoexame da tireoide regularmente.
 
Se diagnosticado precocemente, o médico pode receitar métodos que normalizem as complicações causadas por esta doença. 
 
O tratamento consiste basicamente na reposição hormonal sintética, que possibilita regular os níveis de T3 e T4 no organismo, sem provocar efeitos colaterais, de maneira segura. 
 
Em países desenvolvidos, utiliza-se muito suplementação de iodo, tanto em comprimidos, quanto algas – que são ricas neste nutriente. 
 
Mas é preciso entender que nem todo o hipotireoidismo é causado pela insuficiência de iodo, portanto, o médico sempre deve ser consultado!

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s