Entendendo os Hormônios

O T3 (triiodotironina), e o T4 (tiroxina), são responsáveis por controlar o metabolismo do corpo. Ambos – T3 e T4 – contém iodo em sua composição e seus níveis são controlados pelo hipotálamo. Quando esta região do cérebro identifica que há baixos níveis hormonais, libera o TSH – hormônio estimulante da tireoide – e garante que o metabolismo se mantenha em taxas adequadas.

Quando ocorre diminuição na produção destes hormônios, há o que chamamos de hipotireoidismo. E, no caso de haver um aumento excessivo de T3 e T4, poderá haver o hipertiroidismo. Estudos apontam que níveis baixos de T3 e T4 reduzem em até 60% o metabolismo basal.

Se você não tem um número suficiente destes hormônios, o metabolismo poderá ficar mais lento. E, é sua taxa metabólica que determinará o quão rápido você processará os alimentos, seus batimentos cardíacos e, até mesmo, o ritmo de seus pensamentos. Assim, fundamentalmente, T3 e T4 são responsáveis  pela forma como o seu corpo usa a energia.

É importante destacar que as funções destes hormônios são inúmeras. No sistema gastrintestinal e urinário, reforçam a ação das catecolaminas, neurotransmissores que interferem no funcionamento do intestino, e influenciam no funcionamento dos rins. No sistema muscular-esquelético, além da pele, cabelo e unhas regulam a síntese de proteínas na célula para que ocorra o crescimento e desenvolvimento dos músculos e da massa óssea. Também regulam a geração de calor por meio de sua ação no metabolismo e no consumo de oxigênio, assim como regulam o metabolismo energético, transformando nutrientes (principalmente a glicose) em energia, para manter as funções vitais e para a atividade física.

Por fim, o T3 e o T4 também têm importante atuação no sistema reprodutor, pois interagem com os hormônios da hipófase e do aparelho reprodutor, ajudando a manter o organismo em ordem.

Basicamente, se você estiver com Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo, todas essas funções serão drasticamente alteradas! Se for indicado por um profissional qualificado, você pode repor o nível hormonal de T3 e T4 e melhorar sua qualidade de vida em um grau elevadíssimo. Mas não se esqueça, sempre com recomendação médica!

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s