E suas causas

Como vocês já sabem, é normal aparecerem nódulos na tireoide – que podem ser ocasionados com o avanço da idade e fatores genéticos. 
 
Embora nem todo nódulo signifique um câncer, estima-se que aproximadamente 10% possa vir a ser um tumor.
 
Infelizmente, não sabemos a causa exata do tumor, mas sabe-se que existem alguns fatores de risco, como é o caso da exposição de partes do corpo (como cabeça, pescoço ou tórax) a algum tratamento com radiação, especialmente na infância e adolescência. 
 
O Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou o artigo “Alterações tireoidianas associadas a radiação externa em crianças e adolescentes”, que afirma que “na infância, a exposição da tireoide à radiação externa ionizante, mesmo com baixas doses, deve ser vista com preocupação. 
 
A tomografia computadorizada é um dos exames radiodiagnósticos que fornecem maior dose de exposição à radiação. A utilização crescente dessa técnica aplicada em larga escala, e por vezes repetidamente, torna-se um problema de saúde pública pelo risco potencial de câncer de tireoide. O uso responsável desse exame deve ser encorajado.
 
Ou seja, há relação entre este o uso da radiação com o aparecimento de câncer na tireoide, mas não quer dizer necessariamente que este seja um fator de risco decisivo. Assim como histórico familiar, idade superior a 40 anos e aparecimento de bócio (aumento dos nódulos tireoidianos), a exposição à radiação se torna um lembrete de que realizar exames de rotina na tireoide é algo importante, justamente porque a detecção precoce é sempre bem vinda nestes casos!
 
A alimentação também entra no aspecto preventivo de doenças da tireoide, no caso, o câncer. 
 
Segundo dados do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM), o iodo é indispensável para que a glândula tireoide possa sintetizar e liberar a circulação dos hormônios T3 e T4, fundamentais para o bom funcionamento metabólico do corpo. 
 
Sabe-se que o câncer do tipo folicular tem suas chances de ocorrer diminuídas quando há um aumento na quantidade de sódio ingerido em nossa alimentação. Trata-se do denominado “carcinoma folicular”, que é bem menos comum de aparecer e não se dissemina para os gânglios linfáticos, mas podem aparecer nos pulmões e ossos. 
 
Mas atenção! O excesso de iodo também pode ser prejudicial, como é o caso do hipertireoidismo, portanto, é sempre válido usar o bom senso nestes casos.
 
Outro tipo de câncer, mais recorrente que o folicular, é o “Carcinoma Papilífero”, que corresponde a 80% dos tumores nesta região e normalmente crescem de maneira lenta e se desenvolvem em apenas um dos lobos da glândula (não excluindo a possibilidade de ocorrer em ambos os lobos). 
 
O tratamento depende da gravidade, e normalmente é recomendado o tratamento com iodo radiativo – que só ocorre após a cirurgia de tireoidectomia total. É necessário que o paciente esteja em hipotireoidismo e portanto só ocorrerá cerca de 30 dias após o paciente estar sem reposição hormonal tireoidiana. Há também uma rigorosa dieta a ser seguida e é necessário evitar contato com qualquer substância que contenha iodo em sua composição. Felizmente, este tratamento apresenta poucos efeitos colaterais e, em geral, são bem tolerados, sendo que, se diagnosticado precocemente, as chances de cura atingem 90% de acontecerem.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s