tireoide-o-que-voce-precisa-saber.jpg

 

Bom dia gente!

Vou aproveitar esses dias que estou mais livre e resolvi fazer semanas temáticas aqui no blog!!!!

E prá começar vou falar sobre tireoide.

Eu sei que se você der uma lida nos posts aqui prá trá vai achar algumas coisas a respeito mas acho  que sempre vale a pena falr desse assunto.

Toda paciente novo que atendo no consultorio por alguma disfunção tireoideana me traz uma dúvida diferente! E como o perfil de pacientes que atendo mudou muito, vale a pena investir em novas informações. 

Como eu sempre gosto de explicar, a tireóide tem o formato de uma borboleta ( a gente tem que usar um pouco a imaginação!) e fica localizada no pescoço.

tirrr(1)

Ela é responsável por regular a taxa de metabolismo basal no nosso corpo, permitindo que a energia usada por todas as células seja queimada de maneira uniforme e ordenada. Essa taxa de metabolismo basal é a quantidade de calorias ou energia que o corpo usa, mesmo em repouso, para o funcionamento de seus órgãos, como coração, cérebro, intestino, pulmões. Essa taxa está ligada à altura, peso e massa muscular, variando de acordo com a atividade física.
A tireoide regula o metabolismo do nosso corpo por meio de dois hormônios que ela produz: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que contêm iodo em sua “fórmula”.  
Os níveis de hormônio T3 e T4 lançados no sangue pela tireoide são monitorados por uma região do cérebro chamada hipotálamo, que, entre outras glândulas, comanda a hipófise.
Quando o hipotálamo percebe níveis baixos de T3 e T4, emite sinais para que a hipófise produza um hormônio chamado TSH (em inglês, “hormônio estimulante da tireoide”). 
A maior circulação de TSH no sangue, então, estimula a tireoide a liberar os hormônios T3 e T4, garantindo que o metabolismo se mantenha nas taxas adequadas. Com mais T3 e T4, as células queimam mais calorias. Com menos, a queima diminui.

eico-2

Se ela não estiver com seu funcionamento correto, pode ocasionar o hipotireoidismo – que é a produção insuficiente de hormônios, ou o hipertireoidismo – o excesso de produção de T3 e T4.

Em ambos os casos o volume da glândula aumenta, conhecido como bócio, e as funções corporais são diretamente afetadas. Para termos uma ideia, a tireoide atua no crescimento e desenvolvimento corporal, bem como no peso, memória, regulação do ciclo menstrual, fertilidade, concentração e controle emocional. Ou seja, quando desregulada, a glândula ocasiona inúmeros problemas ligados a estes fatores descritos, por isso é sempre bom fazer check-ups anuais e cuidar bem da nossa alimentação, uma vez que ela é a principal causa dessas doenças tireoidianas.

O reconhecimento de nódulos nesta região também é fundamental, por isso a apalpação é bem vinda, já que o diagnóstico precoce pode descartar desregulações e claro, câncer nesta glândula.

Importante destacar que as estimativas apontam uma taxa de 60% da população apresentando nódulos na tireoide em algum momento da vida, entretanto, isso não significa que sejam malignos.

Por isso, quando achar que você está com diminuição da memória, cansaço além do normal, aumento dos níveis de colesterol no sangue e alterações constantes no humor procure um médico. O mesmo se você estiver apresentando emagrecimento, coração disparado, intestino solto e pouco sono! Um endocrinologista poderá prescrever o melhor método neste caso, por ser o profissional mais indicado para este tipo de problema.

Publicado por

Dra. Priscilla Machado Arruda

Priscilla Machado Arruda Médica | Endocrinologia | Nutrologia Medicina Preventiva e Integrativa. Qualidade de vida. 📪 pri_fmachado@yahoo.com.br I 👻 pricambs 🌍 Tianguá - CE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s